top of page

ZUMBIDO: fuja de curas milagrosas!

  • Foto do escritor: Fga. Jéssica Lubczyk
    Fga. Jéssica Lubczyk
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de abr.




O zumbido no ouvido, também chamado de tinnitus, afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas vezes a qualidade de vida é muito afetada causando problemas como ansiedade, depressão e problemas no sono.

ree

Dessa forma, muitos charlatões se aproveitam do desespero em encontrar soluções e divulgam informações incorretas e tratamentos milagrosos, fazendo com que você caia em golpes, perca dinheiro e principalmente, coloque sua saúde em risco. Vamos esclarecer alguns dos maiores mitos e verdades sobre o zumbido no ouvido. O zumbido é uma doença? Não, o zumbido é um sintoma e não uma doença em si. Ele pode ser causado por diversos fatores mas na maioria dos casos está atrelado a uma perda auditiva. Vitaminas, remédios milagrosos e gingo biloba vão resolver? Não, não existe nenhuma comprovação cientifica de que ginco biloba ou mesmo aqueles remédios anunciados na internet como "milagrosos" farão efeito para o zumbido. E muito cuidado! A grande maioria não possui registro na ANVISA e por isso podem possuir ingredientes que ainda farão mal a sua saúde. O zumbido piora com o tempo? Nem sempre, varia de pessoa para pessoa e também da causa. Caso ele esteja atrelado a perda de audição, é possível que com o aumento da perda venha o aumento da percepção do zumbido. Cafeína e alimentos industrializados pioram o zumbido?  Para algumas pessoas, certos alimentos e bebidas, como cafeína, álcool e alimentos ricos em conservantes, podem intensificar o zumbido. No entanto, essa relação varia de pessoa para pessoa, e o ideal é observar quais alimentos desencadeiam ou agravam o sintoma. Existe cura para o zumbido?

Embora não exista uma cura definitiva para todos os casos, vários tratamentos podem aliviar o incômodo. Aparelhos auditivos, terapia sonora, controle do estresse e modificação de hábitos alimentares são algumas das opções que ajudam muitas pessoas a conviver melhor com o zumbido. Existem diversas abordagens que podem melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o zumbido. Consultar um especialista é essencial para investigar a causa e encontrar a melhor forma de tratamento. Mudanças no estilo de vida, terapia sonora e uso de aparelhos auditivos podem ajudar a minimizar os efeitos do zumbido.


Se você sofre com zumbido no ouvido, não ignore o sintoma. O primeiro passo é consultar um otorrinolaringologista especialista em perda auditiva, se a causa não for perda de audição, após avaliação ele te encaminhará para o profissional adequado.



 
 
 

Comentários


61d0df02-0352-49ad-9187-cb98e49ada16.png
1,70m.png

© 2025 por Lubie Aparelhos Auditivos. 

CNPJ: 58.852.298/0001-48

Rua Duque de Caxias, 550 - loja 5 - Curitiba, PR 80530-040
contato@lubieaparelhosauditivos.com.br

Tel: (41) 3205-7295

bottom of page